sexta-feira , 28 fevereiro 2020
Home / Destaque / Duas viroses em alta no Cariri: especialista orienta cuidados e tratamentos

Duas viroses em alta no Cariri: especialista orienta cuidados e tratamentos

Foto: Reprodução
Com o início das chuvas, os casos de virose estão se tornando mais frequentes em toda a região do Cariri. Em janeiro deste ano o Ceará já registrava mais de 11 mil casos de virose em todo o Estado.

Em entrevista ao Site Miséria a médica Kellen Nobre, especialista em saúde da criança e do adolescente, explicou que a mudança climática influencia diretamente no aumento dos casos de virose no Cariri. De acordo com dados da Funceme, a região registrou chuva em 11 dos 12 dias do mês de fevereiro.

Os casos mais frequentes são de viroses gastrointestinais e viroses respiratórias. Entenda um pouco mais sobre cada uma:

Viroses Gastrointestinais

As viroses gastrointestinais manifestam predominância de diarreias e vômitos. Os sintomas destas viroses iniciam com febre, vômitos, diarreias e cefaleia, que é a dor de cabeça causada pela desidratação.

“Na criança o quadro pode se tornar mais grave porque a criança desidrata com mais facilidade”, alertou a especialista.

A forma mais efetiva de evitar que essas viroses sejam contraídas é através do preparo dos alimentos e do consumo de água. Neste período do ano é necessário estar ainda mais atento à limpeza e ao preparo adequado dos alimentos.

Viroses Respiratórias

As viroses respiratórias iniciam com febre, tosse e coriza. Sintomas como dor no corpo, mal estar e cansaço também podem se apresentar. Quando essas viroses duram mais de três dias ou sintomas como falta de ar são observados, é preciso se dirigir a um pronto socorro para que um médico possa examinar.

De acordo com a especialista, a melhor forma de se prevenir dessas viroses é estar com as mãos sempre higienizadas e evitar aglomeração de pessoas.

Por Sarah Gomes
Miséria.com.br

Veja Também

Cid Gomes é atingido por tiros tentando entrar em quartel de Sobral com trator; assista

Cid Gomes é atingido por tiros (Reprodução)O senador Cid Gomes (PDT) foi baleado no final ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *