Facebook admite falha que liberou contatos de 800 mil usuários bloqueados

13

Após o escândalo recente envolvendo a consultoria Cambridge Analytica, o Facebook revelou nesta segunda-feira, 2/7, mais um problema de privacidade. O bug em questão desbloqueou os contatos por parte de usuários bloqueados pela rede social e pelo Messenger.

“Nós sabemos que a habilidade de bloquear alguém é importante – e gostaríamos de pedir desculpas e explicar o que aconteceu”, afirmou a rede social em um comunicado sobre o caso no seu blog.

Segundo a empresa, o problema afetou cerca de 800 mil usuários e ficou ativo entre os dias 29 de maio e 5 de junho, mas agora já foi corrigido – a empresa diz que notificou quem foi atingido pelo erro e pede que verifiquem a sua lista de bloqueios.

Entre outras coisas, o bug pode ter permitido que esses usuários bloqueados entrassem em contato pelo Messenger com as pessoas que os tinham bloqueado.

Além disso, o erro na plataforma também pode ter permitido que os usuários bloqueados conseguissem visualizassem fotos compartilhadas com um público mais amplo, como “amigos de amigos” (em vez de apenas “amigos”).

O Facebook notou ainda que o problema não restaurou conexões que tinham sido bloqueadas na rede social e destacou que a maior parte das pessoas afetadas pelo bug (83%) teve somente um contato bloqueado que foi desbloqueado de maneira temporária.

Terra

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA