Homem é atacado por tubarão na praia de Piedade, no Grande Recife

25


Homem foi atacado por tubarão na Praia de Piedade, no Grande Recife (Foto: Reprodução)

Um homem foi atacado por um tubarão na praia de Piedade em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na tarde deste domingo (15). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o chamado para socorrer a vítima foi feito às 14h38. O homem estava consciente quando foi retirado do mar por guarda-vidas.

Através de imagens enviadas ao WhatsApp da TV Globo, é possível ver que há ferimentos nas pernas e nos braços da vítima. “A vítima foi resgatada consciente. Recebemos a informação de que o homem é de Natal”, informou o bombeiro Wellington Miranda.

Depois dos primeiros socorros feitos por duas equipes de bombeiros, o homem, cuja idade não foi informada, foi encaminhado ao Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central do Recife. Procurada pelo G1, a Secretaria Estadual de Saúde informou que o homem foi levado à sala de cirurgia pela equipe de traumatologia do hospital.

Os médicos, no entanto, não sabem se o homem terá os membros amputados. Outras informações sobre o estado de saúde da vítima devem ser fornecidas ainda neste domingo (15).

Em 2016, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) iniciou a instalação de 110 novas placas de alerta aos ataques de tubarão na orla da Região Metropolitana do Recife (RMR). Os equipamentos foram instalados no trecho de Olinda até a Praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, também no Grande Recife, para substituir placas deterioradas ou extraviadas.

Casos recentes

Em janeiro de 2018, um surfista de 20 anos foi atacado por um tubarão no arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. O jovem, natural da Bahia, surfava na Praia da Conceição no final da tarde de 12 de janeiro quando caiu da prancha e foi mordido. Encaminhado a uma unidade de saúde, o jovem teve alta no mesmo dia por se tratar de um ferimento leve.

Em dezembro de 2015, um turista do Paraná foi atacado por um tubarão na Praia do Sueste, também em Fernando de Noronha. O homem estava mergulhando no momento do ataque e teve a mão e parte do braço amputados. Segundo o International Shark Attack File (Arquivo Internacional de Ataques de Tubarão, em inglês) da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, esse foi o único caso de ataque de tubarão verificado no Brasil em 2015.

Em 2013, uma jovem de 18 anos, de São Paulo, foi atacada por um tubarão na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Atacada em 22 de julho, ela faleceu no dia seguinte, após ter sido internada no Hospital da Restauração.

Contagem oficial de ataques

Em Pernambuco, a contagem começou a ser feita pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) há 24 anos, quando os casos passaram a ser mais recorrentes no estado. Desde 1992, 24 pessoas morreram vítimas de ataques no litoral pernambucano.

 

G1

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA